A vereadora Val Santos protocolou na Casa de Leis um projeto para a criação de pistas de esportes radicais off- road, que atendam praticantes de Motocross, Velocross e Bicicross.
De acordo com a parlamentar, “As pistas de esportes radicais off-road constituem espaços específicos para a prática das atividades esportivas e de lazer do Motocross, Velocross e Bicicross, definidos e utilizados sob autorização da administração pública municipal”.
O projeto, aprovado pelos vereadores, deverá respeitar a autorização e supervisão da Secretaria ou Diretoria competente, para que as organizações formadas por praticantes de esportes radicais off-road possam promover eventos, festivais e campeonatos, a fim de proporcionar lazer, socialização e cultura aos munícipes.
Segundo Val, Itapeva possui diversos praticantes de modalidades de esportes radicais off-road, como Motocross, Velocross e Bicicross, porém os praticantes destas modalidades não possuem um local adequado para treinos, realização de eventos e até mesmo para a prática desportiva de forma segura. Além de ser uma modalidade que atrai crianças, jovens e adultos, os eventos voltados à prática desportiva atraem praticantes e apreciadores para o município que os organizam, o que é estímulo ao comércio local, ao turismo, para além do incentivo esportivo e cultural, portanto, são muitos os elementos positivos para a municipalidade com a aprovação deste projeto.
Cabe dizer ainda que a presente proposição é inspirada na Lei Municipal de nº 4.895/2024 do Município de Mirassol/SP, declarada constitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na ADI nº 2343114-42.2024.8.26.0000.