A inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começou na segunda-feira (26). As provas serão realizadas em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro. Todos os candidatos devem se inscrever até 6 de junho.
Para se inscrever:
Acesse a Página do Participante: Visite (https://enem.inep.gov.br/participante);
Faça login com sua conta Gov.br: Utilize seu CPF e senha cadastrados. Se não possuir uma conta, crie uma seguindo as instruções no site;
Preencha seus dados pessoais: Informe CPF, data de nascimento, endereço, entre outros;
Escolha o idioma da prova de língua estrangeira: Opte por inglês ou espanhol;
Responda ao questionário socioeconômico: Forneça informações sobre sua situação econômica e educacional;
Envie uma foto atual: Carregue uma foto recente para identificação no dia da prova.
Finalize a inscrição: Revise todas as informações e conclua o processo.
Pague a taxa de inscrição: O valor é de R$ 85,00 e deve ser pago até 11 de junho de 2025. O pagamento pode ser feito via boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito
A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa, exceto para candidatos isentos.
Quem tem direito à isenção do Enem 2025?
Quem fez o pedido de gratuidade também precisa confirmar a inscrição neste momento. Alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas têm direito de fazer a prova de graça mesmo que não tenham feito o pedido de gratuidade. Basta confirmar a inscrição agora. O restante deve pagar R$ 85 até 11 de junho.
O que muda nesta edição do Enem?
Este ano, os alunos de escolas públicas terão pela primeira vez a ficha preenchida previamente. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a ideia é facilitar o acesso desse grupo à prova.
— Basta o aluno entrar no endereço da página, confirmar a inscrição e fazer a opção pela prova de línguas — afirmou o ministro.
O teste voltará a dar certificado de conclusão de ensino médio para aqueles que não completaram essa etapa escolar. Para isso, é preciso tirar pelo menos 450 em cada prova e 500 na redação.