InícioNotíciasCulturaNotíciasRegiãoNova Campina vem ganhando destaque no turismo ecológico

Nova Campina vem ganhando destaque no turismo ecológico

Cultura, Notícias, Região
Nova Campina vem ganhando destaque no turismo ecológico

Que a região sudoeste paulista tem um grande potencial no que se refere ao turismo, isso não se discute, mas por gerações esse segmento foi ignorado pelas autoridades que estiveram à frente dos municípios que compõem a região.

Nos últimos anos essa realidade vem mudando, e em 2021, ao que parece os responsáveis pelo setor nas cidades da região vem batalhando para que o turismo, principalmente ecológico ganhe força.

Sendo que uns dos municípios que vem se destacando nessa luta é o de Nova Campina, destaque esse que consolidou-se após o radialista Junior Costa assumir a Coordenadoria de Turismo. Desde então vem sendo diariamente divulgado pontos turísticos e focado no potencial que o município tem em relação ao turismo.

Os destaques se dão em várias vertentes, como turismo ecológico, histórico e esportivo. Com cenários de tirar o fôlego, a Coordenadoria de Turismo de Nova Campina vem chamando a atenção e já projeta fazer parte só MIT – Município de Interesse Turístico já em 2023, o que elevaria o status da cidade e influenciaria no desenvolvimento do local em diversas áreas.

Para saber um pouco mais desse trabalho que está sendo realizado entrevistamos o Coordenador de Turismo Junior Costa. Confira:

IN– Estamos vendo um olhar mais voltado ao fortalecimento do turismo na região, mais precisamente em Nova Campina. O que levou a essa mudança de olhar sobre o seguimento?

Junior- Durante a Pandemia o mundo passou a procurar práticas mais saudáveis. E o turismo junto a natureza são locais propícios para tal prática. Em Nova Campina temos uma gestão visionária junto a prefeita Josi, olhando diferente para nossas riquezas naturais. Uma vez que os cânions estão em alta depois de grandes produções cinematográficas como o último Velozes e Furiosos, novelas como a reprise de Império com o poderoso monte Roraima do comendador e claro a matéria do Globo Repórter sobre os cânions. Então identificando tudo isso  o momento foi assertivo para investir no conhecimento das belezas naturais de nossa cidade e divulgação.

IN- As belezas naturais da região muitas vezes estão localizadas em áreas particulares. Há um inteiração junto a esses proprietários para o fortalecimento do turismo ecológico?

Junior- O primeiro passo desde que assumi como gestor foi procurar os proprietários para dialogar, sempre falo que ninguém quer encontrar um estranho dentro de nossa casa, assim são as propriedades com potencial turístico. O proprietário tem que ver o turismo como um braço forte em sua economia e ver as conduções sendo feitas de forma profissional e segura que não traga nenhum impacto ambiental. Quando ele visualizar isso, ele certamente enxergará o turismo e sua verdade essência.

IN- Quais os trabalhos que estão sendo realizados em Nova Campina para vir a ser uma cidade atrativa ao turismo?

Junior- Nova Campina está em uma fase de gestação no Turismo, tenho trabalhado muito para conseguirmos se tornar MIT que é o famoso Município de Interesse Turístico, junto ao COMTUR temos olhado com intensidade para a parte burocrática que é necessária para pleitear o tão sonhado MIT. Mais a valorização e parcerias estão em todo vapor, outrora Nova Campina não tinha tanta visibilidade regional como nesse momento, então o trabalho nas redes sociais e internet tem se tornado o melhor caminho junto a veículos consolidados como o IN.

IN – Quais os pontos turísticos do município?

Junior- Temos vários atrativos e estamos explorando ainda mais, fazemos parte do RT dos Cânions Paulista, temos mirantes como Borda, Macacos, Estreito, Santa, Cedro entre outros, Cachoeiras e Grutas, que aliás estamos fazendo uma expedição para ajudar estudos de Espeleologia de Curitiba que procuram abrigos de arenitos em nossa região. Ou seja temos turismo para oferecer em cada segmento, seja aventura, religioso, cânionismo, ferroviário, ciclismo, trekking entre outros. E vários potenciais turísticos para o turista se encantar e se aventurar.

IN- Como o turista que deseja conhecer esses pontos pode requerer um serviço de visita?

Junior- Nosso cidade possui parceiros hoje especializados na condução de grupos, lembrando que toda ação do nosso turismo passa antes pela autorização dos proprietários. A modalidade do rapel está chegando em nossa cidade através do nosso amigo Lucas do Curupira Vertical e atual presidente do nosso COMTUR.

Basta entrar em contato com a coordenadoria de turismo nas redes sociais que passamos os contatos e assim o pessoal já fica conhecendo nosso trabalho e nossos pontos turísticos.

IN- Qual a meta estipulada para a área?

Junior- Temos uma meta para nossa realidade que é se tornar MIT no máximo no começo de 2023, somente assim conseguiremos investir pesado em nosso turismo, pra quem conhece sobre o assunto sabe que não é uma missão simples, mais colocando vontade e Deus a frente tudo pode se tornar realidade. Afinal, essa entrevista já mostra que estamos se tornando realidade.

IN- Qual o recado que o senhor deixa a população e a quem deseja conhecer as belezas de Nova Campina?

Junior – Meu recado aos nossos amigos e amigas é que olhem diferente para o turismo local e regional, o turismo é carente de pessoas que acreditem mais e façam mais, sejam conscientes ao fazer suas trilhas, sem jogar lixo, não deixe nenhuma marca se não lindas pegadas. E meu agradecimento a prefeita Josi por acreditar no meu trabalho, a população de Nova Campina e região que vem abraçando o turismo de Nova Campina de forma mágica em especial aos ciclistas, afinal eles começaram um movimento que repercutiu e fez das rotas regionais mais conhecidas. Agradeço a Deus e a vocês do IN, o grande Kiko, Juliana e meu irmão Josoel por esse espaço nesse grande veículo que faz a diferença no Sudoeste Paulista.