InícioNotíciasCidadeCulturaEducaçãoNotíciasRegiãoInstituto Arte com Arte comemora 8 anos de existência

Instituto Arte com Arte comemora 8 anos de existência

Cidade, Cultura, Educação, Notícias, Região
Instituto Arte com Arte comemora 8 anos de existência

O Instituto de Desenvolvimento Cultural e Esportivo Arte com Arte, de Ribeirão Branco, comemora 8 anos de existência com histórico de ter mudado a realidade de muitos jovens do município.

Iniciado como grupo de teatro de Ribeirão Branco pelo casal Gerson e Alessandra, no início o instituto era conhecido como Cia de Teatro Arte com Arte, para anos depois mudar o nome para Instituto de Desenvolvimento Cultural e Esportivo Arte com Arte.

O casal se especializou na ciência das artes, dança e cultura e assim, começou a repassar seu conhecimento para as crianças e jovens de sua cidade.

A primeira formação do teatro Arte com Arte participou por dois anos consecutivos da “A Paixão de Cristo sob olhar de Maria”, na cidade de Itapeva. A convite da Cia de Artes Sem Limites, fizeram parte do elenco da maior encenação teatral da região e logo após a experiência começaram a ministrar aulas aos alunos. Atualmente, a peça teatral “A Paixão de Cristo” é parte do repertório da companhia.

Com o aumento dos integrantes, foi criado a Cia de Dança Arte com Arte que ensina dança para jovens e crianças totalmente grátis e faz apresentações na região, vindo a ganhar dois festivais de dança. A Cia de Dança sob o comando de Tainara Almeida já realizou vários festivais e mostras de dança no município de Ribeirão Branco tendo as edições anuais desses eventos, onde participam dançarinos e grupos de toda a região e de outros estados.

A Cia de Dança procura realizar sonhos de crianças e jovens que desejam aprender, seja por lazer ou para uma profissão futura e também procura fazer inclusão de crianças especiais no mundo da dança, pois isso os ajuda no seu desenvolvimento e inclusão social.

Há também uma parceria com o professor Vinícius, que ministra aulas de música no Instituto. Ele foi membro da Banda Sinfônica do município e também da Banda Paineira e tocou inclusive em Barretos.

Além das apresentações culturais, o Instituto realiza vários eventos beneficentes ao decorrer do ano, e foi desta forma que conseguiram fundar o Instituto de Desenvolvimento Cultural e Esportivo Arte com Arte. Esses eventos, bazares e feijoadas beneficentes acontecem constantemente como forma de manter as atividades disponíveis a comunidade.

A parte social também tem um olhar bem atento às necessidades dos dias atuais, durante a pandemia o Instituto realizou a confecção de máscaras para doação, distribuição de alimentos e agasalhos e outras ações sociais como campanhas de conscientização as drogas, alcoolismo, depressão e suicídio que já eram trabalhados anteriormente.

Com muita garra e determinação o Instituto Arte com Arte vem conquistando espaço e se tornando referência, devido ao seu trabalho sério e honesto, procurando levar cultura, lazer e melhoria de vida para todos aqueles que precisam, e com isso conquistando alguns títulos importantes para o desenvolvimento de suas atividades, como o de Ponto de Cultura que é reconhecido pelo Ministério da Cultura, além de um título municipal de utilidade pública, que teve votação unânime pela Câmara de vereadores de Ribeirão Branco.