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Leitura: Ligações de telemarketing podem ser bloqueadas no site ‘não perturbe’ da Anatel
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Jornal Ita News > Blog > Sem categoria > Ligações de telemarketing podem ser bloqueadas no site ‘não perturbe’ da Anatel
Sem categoria

Ligações de telemarketing podem ser bloqueadas no site ‘não perturbe’ da Anatel

Jornal Ita News
Última atualização: 22 de setembro de 2019 18:46
Jornal Ita News
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3 min Leitura
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Consumidor pode se cadastrar na lista da agência para não receber mais ligações de telemarketing de telefonia desde terça, dia 16

Terminou na terça-feira, dia 16, o prazo para que as empresas de telefonia criem a lista nacional de bloqueio de telemarketing. O consumidor que não quiser mais receber ligações de ofertas de empresas como Claro/Net, TIM, Vivo, Nextel, Oi e Sky deve se cadastrar no portal naomeperturbe.com.br.

A lista, porém, não bloqueia ligações das empresas de telecomunicação com fins de pesquisa ou de empresas de outros setores que queiram vender seus produtos. Portanto, o consumidor está protegido apenas das chamadas indesejadas com o propósito de vender serviços de telefonia, TV por assinatura ou internet.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou, em junho passado, o prazo de 30 dias para que as empresas de telecomunicações implementassem o mecanismo, pois são justamente essas companhias as responsáveis por um terço das ligações de telemarketing indesejadas, segundo estudos de mercado que fundamentaram a decisão da agência.

Até maio deste ano, a Anatel registrou quase 14 mil reclamações de consumidores, uma média mensal de 2,8 mil queixas. Sendo que a média do ano de 2018 foi de 2,2 mil reclamações por mês.

Como bloquear as ligações no site Não Perturbe?

– Primeiramente, o consumidor deve se cadastrar na plataforma, informando o nome completo, CPF e e-mail, além de criar uma senha de acesso;

– Depois, na página inicial, o consumidor deve clicar no ícone “Cadastro”;

– Em seguida, deve selecionar a opção “Solicitar bloqueio”;

– Por último, basta informar o número de telefone.

A suspensão das chamadas pelas empresas de telecomunicações ocorrerá em até 30 dias a partir da data do cadastramento.

 

Em contato com a Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Itapeva, a informação foi confirmada. “Cumprindo com o compromisso de orientar a comunidade, a Prefeitura de Itapeva, informa que o site “Não me perturbe” permite ao consumidor pedir para não receber mais ligações de telemarketing de empresas de telecomunicação. O cadastro foi criado pelas empresas de telecomunicações após determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com a ferramenta, o usuário que solicitar o bloqueio deixará de receber ligações de telemarketing das empresas Algar, Claro/Net, Nextel, Oi, Sercomtel, Sky, Tim e Vivo. No momento do cadastro, o consumidor pode escolher se quer bloquear uma ou todas as empresas. A lista não vale para outros serviços, como ligações de bancos”.

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