A comemoração dos 133 anos de emancipação político-administrativa de Ribeirão Branco foi marcada por um emocionante Desfile Cívico realizado no centro da cidade na manhã de sábado (6). Entre as escolas participantes, a Escola Estadual Honorato Ferreira da Silva se destacou com uma apresentação vibrante, organizada e recheada de realismo.
Com o tema “Um pouco de Ribeirão Branco em cada um de nós: ritmos, poesia, cultura e emoção”, a Escola Honorato levou à avenida uma diversidade de alas que representaram os valores da escola, a importância do ensino público e a valorização da cultura local e nacional, pois com a Lei N° 18.179 – de 21/08/2025, que trata da Semana Estadual do Livro e de incentivo à Leitura e à Escrita a escola apresentou com muito Glamour sua Fanfarra e personagens que marcam a realidade do município.
Professores, alunos e funcionários participaram ativamente do desfile, que foi prestigiado por autoridades locais, familiares e a comunidade em geral. Uniformizados, os estudantes desfilaram com disciplina e entusiasmo, chamando a atenção do público pela criatividade e organização.
Destaque para as apresentações culturais realizadas pelos alunos desde a Educação Infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e Técnico, que trouxeram faixas, cartazes e até coreografias que homenagearam personalidades históricas e os pilares do processo educacional local.
O diretor da escola, professor Rogério de Moura Jorge destacou a importância do evento: “É uma honra participar deste momento tão vivo para Ribeirão Branco. O desfile é uma oportunidade de integrar escola e comunidade, além de reforçar o papel da educação na formação de cidadãos conscientes.”
Além da Escola Honorato, outras instituições de ensino, projetos sociais e forças de segurança também participaram do desfile, que percorreu a Avenida Coronel Estevam de Souza, encerrando-se com apresentações culturais e agradecimentos das autoridades.
O evento reafirmou o sentimento de pertencimento da população e o orgulho de fazer parte da história de Ribeirão Branco, que celebra mais um ano de conquistas, tradições e crescimento, bem como a Lei de Abertura da Semana Estadual do Livro e de Incentivo à Leitura e à Escrita.